top of page

5 atividades para diminuir sua ansiedade

  • Foto do escritor: Psicóloga Adriane Souza
    Psicóloga Adriane Souza
  • 12 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 19 de dez. de 2024

Primeiro de tudo, é preciso entender que não é possível fazer a ansiedade desaparecer completamente.

A ansiedade é uma emoção natural que surge sempre que estamos diante de algo desconhecido e/ou inesperado. Ela é uma preparação para enfrentar essa novidade, como, por exemplo, conhecer o rostinho do seu filho ao nascer.


No entanto, a ansiedade pode se tornar um problema quando ultrapassa os limites da normalidade e começa a causar dificuldades no dia a dia. Alguns sintomas comuns de ansiedade incluem enjoos, batimentos cardíacos acelerados, suor frio, respiração curta e rápida, pensamentos acelerados... Enfim, tudo no corpo parece se antecipar para algo que pode acontecer, mesmo que nunca venha a acontecer.


O que você pode fazer para deixar seus dias mais leves e menos ansiosos:


1. Tenha um dia de descanso


Sei que isso pode parecer impossível, mas descansar é tão importante quanto realizar tarefas. Tente reservar um dia na semana para fazer apenas o mínimo necessário, sem culpa. Você precisa de momentos para descansar e fazer o que deseja. Combine com seu companheiro(a) para que esse dia seja dedicado a você.


2. Faça atividade física


Praticar exercícios regularmente é comprovadamente benéfico para a saúde física e mental. E não precisa ser algo exaustivo! Exercite-se três vezes por semana, por cerca de meia hora a uma hora. A atividade física ajuda a liberar a energia acumulada pela ansiedade, relaxa o corpo, faz você se sentir bem e melhora a sua concentração.


3. Organize e planeje sua rotina de forma flexível


Ter previsibilidade na rotina ajuda a diminuir a ansiedade. Porém, não seja rígida demais com ela! Prender-se a uma rotina inflexível pode aumentar a ansiedade quando algo inesperado ocorre. Lembre-se de que imprevistos acontecem e você pode se adaptar a eles, enfrentá-los e, depois, retomar sua rotina. Deixe espaço para o inesperado.


4. Mantenha atividades fora das responsabilidades de mãe, casa e trabalho


Saia com amigas, faça passeios sozinha, vá às compras, organize um piquenique, converse com outras pessoas adultas... Faça coisas que vão além das suas obrigações e responsabilidades. Isso é essencial para o seu bem-estar emocional.


5. Tenha uma rede de apoio


Conte com pessoas ao seu redor que possam ajudar, apoiar e dividir as responsabilidades. Isso pode incluir pais, sogros, amigos, irmãos ou primos. Alguém que possa cuidar dos filhos ou realizar tarefas domésticas, aliviando o peso das suas responsabilidades.


Lembre-se: pai não é rede de apoio; ele é igualmente responsável pelos filhos, pela casa e pelo trabalho.


E, quando sentir que a ansiedade está excessiva e você não consegue lidar sozinha, entre em contato e agende um horário para iniciar a psicoterapia.

Comentários


bottom of page